Como se sair melhor nas entrevistas

entrevista

Entrevista pode e deve ser um momento leve

Importante entender a entrevista como um momento de negociação (mesmo que você esteja desempregado), ao invés de um momento de julgamento como a maioria se sente e se comporta.

Sim, este é um momento que vai ser avaliado o seu conhecimento e os seus comportamentos, mas se a gente for pensar bem, em qual momento não somos avaliados? Essa é a primeira reflexão.

Outro ponto é, este é um momento que você também avalia a empresa, o cargo, as atividades, o quão dificil ou fácil será, o quanto a relação custo x beneficio vai valer a pena para você e assim em diante.

Você precisa do emprego, ou quer muito mudar de empresa, mas importante lembrar de duas coisas básicas. Primeiro, a empresa precisa de uma pessoa para o cargo, para realizar as atividades, pois isso impacta nos resultados e lucro dela.

Segundo: você ja conseguiu chegar na fase de entrevista, onde poucos chegam. O fato de ja ter sido convidado para a entrevista, mostra que a empresa tem interesse no que tem no seu curriculo, ou perfil do LinkedIn (mais um motivo para não mentir neles) então ja tem ai 40% do caminho feito.

Na entrevista, como eu digo, é a hora de você dar o seu show, e vai caber ao entrevistador se o seu show é o que ele precisa e tem estrutura para te contratar ou não. Sim, esse é um ponto de fundamental importância: Confiar que você é um profissional qualificado e que tem condições de executar com êxito as tarefas que o recrutador precisa. Veja que eu falei recrutador e não empresa, pois isso é um outro ponto, quem está diante de você é uma pessoa, igual a você, com sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos e não a empresa. Pois empresa são feitas de pessoas.

Cuidar do seu emocional é o mais importante para você se preparar para uma entrevista, pois vai ser a base para você consegui responder as perguntas (mesmo que inusitadas ou absurdas) e também responder a situações no antes, durante e depois da entrevista.

Outro passo é conhecer bem o seu curriculo, a sua historia, principais entregas e resultados, papeis que exerceu por onde você passou, como era a sua relação com as pessoas que você interagia, o que precisou de mais ou menos energia/esforço, quais ferramentas você domina porque estudou ou praticou muito.

E na sequencia também ter estudado sobre a empresa que você está indo ser entrevistado, ou se for ainda um recrutador de consultoria, que não disse o nome da empresa contratante, que você preste atenção as poucas informações que te passaram, exemplo: ramo de atuação, tamanho, localização. Isso ja te sinaliza que tipo de cenário vai encontrar.

E por fim, ja fazer a correlação entre o que você sabe e ja viveu, e tem para entregar e realizar, o que está disposto a aprender e entende até que seria fácil aprender e adaptar, e o que o recrutador está buscando e com isso, enfatizar o que é mais interessante, pois é ponto em comum entre vocês.

Se posso resumir é, Amar e confiar em si mesmo, estudar, ter estratégia e fazer acontecer. O resultado vai vim, bom ou ruim, mas você pelo menos garantiu que fez a sua parte muito bem feita. E se a vaga não ficar para você, quem perdeu foi a empresa. Mas logo logo, outra empresa vai aproveitar a oportunidade de ter você no time.

Bjs

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Laís Maria

Laís Maria

Psicóloga, especialista em psicologia organizacional, com mais de 15 anos atuando com desenvolvimento humano e profissional e com formação internacional em programação neurolinguística e MBA em liderança e coaching, e estou aqui para contribuir de forma rica e extraordinária para você ter mais do que uma carreira, ter uma vida feliz e prospera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *